Actividades desenvolvidas

As atividades são selecionadas, adaptadas e graduadas de acordo com o estado psicopatológico do utente, bem como com as suas características pessoais, sociais, culturais, económicas e respectivos factores ambientais.


Exemplos de atividades:


RELAXAMENTO - Atividade individual ou de grupo, no qual se promove o auto-controle, a diminuição da ansiedade e o bem-estar através de técnicas específicas.


ESTIMULAÇÃO COGNITIVA - Atividade individual ou em grupo, em que se promove funções como a atenção, a concentração, a memória, o pensamento abstrato, velocidade de processamento e funções executivas, com recurso a exercícios de papel e lápis, jogos e atividades multimédia. Promove também a interação e relação de pares.


ATIVIDADES CRIATIVAS - Recurso à pintura, escrita, poesia, colagens para a criação colectiva de produtos finais mais ou menos estruturados.


SESSÃO DE MOVIMENTO OU EXPRESSÃO CORPORAL - Atividade de grupo na qual se promove do ponto de vista músculo-esquelético: mobilidade articular, aumento do tónus muscular, coordenação motora, equilíbrio, aumento da resistência à fadiga, etc.. A nível cognitivo promove atenção, concentração, memória e funções executivas. Esta atividade em grupo desenvolve igualmente competências sociais, interação, auto-eficácia, auto-conceito, auto-imagem, etc...


TREINOS INDIVIDUAIS DE COMPETÊNCIAS - Para treino de competências funcionais específicas tais como: gestão da rotina, gestão de higiene, gestão de ansiedade, gestão de dinheiro, gestão doméstica, utilização de transportes públicos, competências de empregabilidade, entre outros.


REUNIÃO SEMANAL DOS UTENTES - Nesta reunião planeia-se as atividades a realizar durante a semana, promove-se a estruturação das rotinas, a responsabilização e a interação, com a apresentação dos utentes admitidos mais recentemente nas diferentes unidades. Em contexto de Hospital de Dia, os utentes partilham com o grupo o que fizeram durante o seu fim-de-semana.


SESSÕES DE INFORMÁTICA - Atividade de grupo ou individual, que promove a aquisição de competências de informática na óptica do utilizador, competências cognitivas e interação, com um forte impacto no auto-eficácia dos utentes. Blog


JOGOS SÓCIO-RECREATIVOS - Atividades lúdicas de grupo, na qual se promove a interação e as competências cognitivas e motoras, nomeadamente a motricidade fina.


ATIVIDADES RELACIONADAS COM A MÚSICA (Karaoke, Terapia pela música) - Atividades em grupo com recurso à música que promovem a expressão corporal, a auto-estima, estimulam as relações interpessoais, a espontaneidade, a concentração e a memória.


SESSÃO WII - Atividade de grupo, que promove competências psicomotoras, cognitivas, sociais e de interação.


CINEDRAMA - Atividade de sociodrama na qual a visualização de algumas cenas de filmes, previamente selecionadas pela equipa terapêutica dão tema à mesma constituindo a unidade de dramatização. Pretende-se criar e recrear cenas da vida real e papéis comuns a todos os elementos do grupo.


SESSÕES TEMÁTICAS - Atividades de grupo psicoeducativas, onde se debatem e transmitem informações e estratégias relacionadas com temas como “Estilos de Vida Saudáveis”, “Como lidar com a doença mental”, “Importância de uma rotina equilibrada”, “Gestão de stress”, “Rede de Suporte Social” e “Importância do aprumo pessoal”, etc..


ATIVIDADES NO ATELIER - Espaço onde os utentes realizam trabalhos manuais e pintura. Os Terapeutas Ocupacionais contam com a colaboração de três elementos do Serviço de Voluntariado do CHSJ que dinamizam as diversas atividades. Estas atividades promovem sentimentos de eficácia e auto-conceito bem como competências cognitivas, motricidade fina e interação, entre outras.


ATIVIDADES NA COZINHA - Espaço onde se realizam Atividades de Vida Diária Instrumentais como a culinária e posterior gestão e limpeza da cozinha. Estas atividades promovem a responsabilização, auto conceito, sentido de eficácia, atenção, concentração, memória, resolução de problemas, bem como motricidade fina e global.


ATIVIDADES NO BAR DA TERAPIA OCUPACIONAL - Neste espaço, o utente é responsabilizado por trabalhar no bar. Promove responsabilização, competências sociais, competências cognitivas (cálculo, memória, concentração), competências motoras, auto-eficácia e auto-conceito.


ATIVIDADES NO JARDIM - O jardim é um espaço amplo protegido, onde os utentes podem desfrutar do contacto com o exterior. Existe um espaço com mesas e cadeiras, onde podem ler, ouvir música, conversar ou participar em jogos sócio-recreativos, e um outro espaço onde se encontra a estufa, com diversas plantas, na qual se realizam atividades de jardinagem. Realizam-se também no jardim várias atividades desportivas, caminhadas, jogos tradicionais, e recentemente foi instalado um pequeno espaço com um lago.


ATIVIDADES ANTI-ESTIGMA – Com o intuito de desmistificar e combater o estigma que existe relativamente aos utentes do Serviço de Psiquiatria, o gabinete de Terapia Ocupacional já organizou e continua a promover diversas atividades com este fim. Entre elas destacam-se o desenvolvimento de blogs, exposições de pintura individual, concursos de fotografia, concursos de curtas-metragens, a edição de um livro de fotografia.


TERAPIA ORIENTADA PARA O CORPO – Terapia especifica para perturbação do comportamento alimentar, complementar ao tratamento de base, com o objetivo de promover uma relação mais saudável do próprio corpo.


TEATRO TERAPÊUTICO – atividade que promove a aquisição de competências de comunicação e interação, bem como o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística e cultural. 


Outras atividades em que os Terapeutas Ocupacionais intervêm:


VISITAS DOMICILIÁRIAS - Realizadas segundo o modelo da Psiquiatria Comunitária e do Tratamento Assertivo na Comunidade, enquadradas num modelo multidisciplinar, juntamente com outros técnicos de saúde da equipa.

TERAPEUTAS DE REFERÊNCIA - O Terapeuta Ocupacional, tal como outros técnicos de saúde não médicos, também assume a função e a responsabilidade de Terapeuta de Referência dos utentes do Serviço de psiquiatria. Nestas circunstâncias, o Terapeuta Ocupacional, num modelo psicoeducativo, assegura a gestão de cuidados (avaliação das necessidades do utente; planeamento de serviços que assistam essas necessidade; garantia da eficácia e qualidade dos serviços prestados; monitorização dos serviços prestados; reavaliação contínua de todo o processo).

COGNIÇÃO SOCIAL - Programa dirigido a pessoas com esquizofrenia com o objetivo e aumentar a sua consciência sobre distorções cognitivas e vieses na resolução de problemas. Potencia a criação de um pensamento mais crítico e a mudança de comportamentos e emoções na vida diária, permitindo um maior conforto nas interações sociais. 

Sem comentários:

Enviar um comentário